Você
sabe o que é, como é e para que é um pote. De modo geral, aprendi que a palavra
reúne uma pilha de objetos de
diferentes tamanhos, formas e matérias-primas orientados a uma função. É
possível ligar as categorias “alguidar”, “bandeja”, “caneca”, “fruteira”, “jarro”,
“travessa”, “vaso” à ideia de um pote. Elas me parecem familiares. Não aparecem
para mim como úteis, bonitos ou feios. Produzem um sentido. Esse sentido é o do
texto de Stella Jimenez, que os olha como Lacan os vê que, por sua vez os
enxerga como Heidegger o faz: um pote, em todas suas categorias indica o vazio,
o furo ou falta. Um pote é um objeto que contorna um vazio. Contornar tem dois
sentidos: evitar e dar contorno, fazer aparecer. Quem sabe o que evitamos e
fazemos aparecer quando fazemos potes?
Prototipagem tridimensional do Laboratório de
Fabricação Rápida de Solheim, Seattle, EUA
Pó de cerâmica, açúcar de confeiteiro e maltodextrina
é a sua matéria-prima.
Edição de fevereiro de 2009 da revista Ceramics Monthly
Viés
HISTÓRICO
Uma coisa é certa: 80% dos
achados em escavações arqueológicas são fragmentos de potes de barro. Há 4 mil
anos no Brasil, o material revela os contornos do cotidiano de índios
ceramistas, além de segmentos provenientes da Europa e África. Da região entre
os rios Macacu e Caceribu, em Itaboraí, recuperou-se borda inteira de peroleira [olive jar], que constitui evidência
de expansão daquele tipo de pote no comércio colonial brasileiro.
Leia mais www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v8n3/09.pdf
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Fragmentos e pote das Tradições Uru e Tupi-guarani
Cerâmica Capão do Canga, Mato Grosso, Brasil
Amazônica – Revista de Antropologia da Universidade
Federal do Pará
É bom lembrar que potes que não
precisam guardar alimentos devem dispensar o uso de esmaltes e segunda queima.
E que, se quisermos “selar” a sua superfície, podemos resgatar a técnica da terra sigilata. Um toque de passado
pode ser uma solução moderna e inteligente.
Fragmento de pote com tratamento de terra sigilata.
Grã-Bretanha romana. Séc. 3 dC. Cena de caça.
Objeto-Conceito
O efeito que produtos causam no décor depende dos olhos, deixando claro que
a função da forma segue a interação espontânea entre pessoas e recursos. A partir
daí, o desafio é o de determinar o que fazer com o pote abaixo. Uma fruteira ou
um centro de mesa? Arrisque você outros acréscimos
Conformação em molde
de gesso
Massa cerâmica branca e esmalte transparente
REGINA FRANCO Março 2015