Qualquer
arquivo da lista está disponível por e-mail
[PDF] Atelier: recursos de organização
Melhor organizar o atelier implica em informações que
privilegiam uma gestão de comunicação na prática das atividades. Vale
acrescentar que essas informações são necessárias, mas opcionais como é próprio
das pessoas e sua gestão.
# Boletim de
Atendimento # Programa de Gestão
do Ambiente
# Ficha de Inscrição
[PDF] Aulas! Categorias em evidência
Cerâmica é uma porta aberta à imaginação. Categorias
específicas de aulas são possíveis. Algumas formas, tomadas como referência,
estimulam competências. Na condição de aulas avulsas, pode-se facilitar o
desenvolvimento de projeto para realização de experiência pessoal e singular.
#
Quadro
de Referência # Estudo de Formas
# Ocorrência de Projetos
[PDF] Conformação manual: arquitetura das aulas
A arquitetura das aulas é composta por dois textos: um
produz conhecimento sobre público alvo, objetivos, estrutura e complementos
(inscrição, horário, investimento); o outro explora habilidades por aula, com
material impresso relativo a conceitos no ambiente da cerâmica.
#
Categoria
Básica # Habilidades/ Aulas # Conceitos
do Ambiente da Cerâmica
A ideia é aquela de descobrir-se no contato com o
barro. Isto significa considerar outros mapas cognitivos e emocionais, trabalhar
a subjetividade, provocar a percepção de diferenças e valores; e finalmente,
abrir espaço para a atividade estética.
# Ficha
do Produto # Formato da Experiência
[PDF] Mudança de avental: prática de atelier
Para tornar a prática de atelier mais interessante e
organizar de forma diferenciada a minha própria prática, resolvi propor
alternância do papel de facilitadora. Mudança
de avental é o depoimento dessa
experiência realizada em 2015.
#
Estratégia
de Aprendizagem # Partilha de
Experiência
# Ficha do Projeto
Sugestões de atividades são situações de aprendizagem
vividas na minha própria prática de atelier
para facilitar o conhecimento de questões ligadas à cerâmica. Cada tipo de
atividade explora um nível de estágio do participante, não necessariamente
sequencial, no qual multiplicam-se novas formas de experiências.
#
Experiências
Básicas # Experiências
Intermediárias
# Experiências
Avançadas
[PDF] Recurso
pedagógico: quadradinhos de cerâmica
Quatorze cue
cards complementam a abordagem prática das aulas. Cada quadradinho agrupa
conceitos relativos ao ambiente da cerâmica (instrumental/ técnicas/fornos/
fornecedores/ receitas) como recurso pedagógico para uma experiência efetiva de
aprendizagem.
#
Construção do Conhecimento # Tópicos
Conceituais
# Recurso em Vídeos