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[PDF] Atelier: recursos de organização 


Melhor organizar o atelier implica em informações que privilegiam uma gestão de comunicação na prática das atividades. Vale acrescentar que essas informações são necessárias, mas opcionais como é próprio das pessoas e sua gestão.

# Boletim de Atendimento # Programa de Gestão do Ambiente
# Ficha de Inscrição


[PDF] Aulas! Categorias em evidência


Cerâmica é uma porta aberta à imaginação. Categorias específicas de aulas são possíveis. Algumas formas, tomadas como referência, estimulam competências. Na condição de aulas avulsas, pode-se facilitar o desenvolvimento de projeto para realização de experiência pessoal e singular.

# Quadro de Referência # Estudo de Formas 
# Ocorrência de Projetos


[PDF] Conformação manual: arquitetura das aulas


A arquitetura das aulas é composta por dois textos: um produz conhecimento sobre público alvo, objetivos, estrutura e complementos (inscrição, horário, investimento); o outro explora habilidades por aula, com material impresso relativo a conceitos no ambiente da cerâmica.

# Categoria Básica # Habilidades/ Aulas # Conceitos 
do Ambiente da Cerâmica


[PDF] Iluminação: se o autoconhecimento for o interesse



A ideia é aquela de descobrir-se no contato com o barro. Isto significa considerar outros mapas cognitivos e emocionais, trabalhar a subjetividade, provocar a percepção de diferenças e valores; e finalmente, abrir espaço para a atividade estética.

# Ficha do Produto # Formato da Experiência






[PDF] Mudança de avental: prática de atelier


Para tornar a prática de atelier mais interessante e organizar de forma diferenciada a minha própria prática, resolvi propor alternância do papel de facilitadora. Mudança de avental é o depoimento dessa experiência realizada em 2015.

# Estratégia de Aprendizagem # Partilha de Experiência 
# Ficha do Projeto


[PDF] Prática de Atelier: sugestões de atividades


Sugestões de atividades são situações de aprendizagem vividas na minha própria prática de atelier para facilitar o conhecimento de questões ligadas à cerâmica. Cada tipo de atividade explora um nível de estágio do participante, não necessariamente sequencial, no qual multiplicam-se novas formas de experiências.

# Experiências Básicas # Experiências Intermediárias 
# Experiências Avançadas


[PDF] Recurso pedagógico: quadradinhos de cerâmica


Quatorze cue cards complementam a abordagem prática das aulas. Cada quadradinho agrupa conceitos relativos ao ambiente da cerâmica (instrumental/ técnicas/fornos/ fornecedores/ receitas) como recurso pedagógico para uma experiência efetiva de aprendizagem.

# Construção do Conhecimento # Tópicos Conceituais
 # Recurso em Vídeos